Noz da Índia emagrece mesmo? Conheça benefícios e malefícios




Essa semente causa muita polêmica e antes de decidir usar é importante você saber dos benefícios e malefícios.

noz da índia

A noz da Índia é uma semente com nome científico de Aleurites moluccana,conhecida pela promessa de emagrecimento. De forma popular tem vários outros nomes, como nogueira, nogueira da Índia, nogueira de Iguape, castanha purgativa, noz candeia, noz das moluscas e pinhão das moluscas. Mas a questão agora é se a noz da Índia emagrece mesmo. Veja a resposta e outras informações a seguir.

Noz da Índia emagrece?

Em determinadas formas e quantidades de uso, a noz da Índia estimula o emagrecimento porque age direto na gordura localizada, prevenindo que ela se forme. Então, junto com sua propriedade laxativa, faz com que essa gordura seja eliminada na evacuação.

É claro que existe um limite para isso, sendo que não adianta comer carboidratos e gorduras saturadas o tempo todo acreditando que a noz da Índia irá eliminar tudo. Não é assim que funciona. Além disso, 65,5% da noz é composto de gordura e 48% são carboidratos, ou seja, se ingerir demais e sem acompanhamento médico, ela também engorda.

Entretanto, desde fevereiro de 2017 é considerado um produto perigoso e proibido no Brasil por ser tóxico. Depois de 3 casos de morte por uso da noz da Índia, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) tomou a decisão de proibir a fabricação, a comercialização, a distribuição, a importação e a divulgação de qualquer tipo de produto que contenha a semente, sejam medicamentos, alimentos ou qualquer outra forma.

O que acontece também, que você precisa ficar atento, é que existem produtos vendidos como sendo essa noz, mas de forma enganosa. Na verdade são produtos altamente tóxicos e podem levar à morte se ingeridos com outros medicamentos. Para saber se está usando a verdadeira noz, deve observar se a semente é esbranquiçada, com casca felpuda e um talo pequeno na ponta.

Benefícios e para que serve

noz da Índia benefícios e perigos
Crédito: Ricardo Medeiros/ Gazeta Online

Além dos efeitos diurético e laxativo que promovem o emagrecimento dentro de uma dieta equilibrada, a noz também tem outros benefícios, quando ingerida com cuidado.


1. Reduz o apetite

Esse é outro efeito que contribui com o emagrecimento. Por ser rica em fibras, a noz ajuda a aumentar a sensação de saciedade e reduzir a vontade de comer doces.

2. Reduz a ansiedade

Com esse efeito, a noz também ajuda a e evitar que se coma fora de hora, além de ajudar a ter um dia mais equilibrado.

3. Controla os níveis de colesterol

Assim como diversos outros produtos, algumas propriedades da noz ajudam a impedir que o colesterol ruim se forme na parede das artérias, aumentando a ação de limpeza do colesterol bom.

4. Trata das celulites

Somente com a noz a celulite não vai embora. Mas em conjunto com uma alimentação saudável e a prática de exercício físico regular, esse efeito é potencializado, pois a gordura localizada abaixo da pele vai sendo eliminada.

Efeitos colaterais

Assim como qualquer produto ingerido em excesso, a noz também tem efeitos colaterais. Além disso, algumas pessoas podem ter esses efeitos mesmo tomando nas doses recomendadas, que você verá no próximo tópico. Quando aos efeitos colaterais, podem ser:

  • Desidratação, caso não tome pelo menos 2 litros de água ao longo do dia;
  • Náuseas;
  • Gases;
  • Diarreia, que é comum por causa do efeito laxativo, mas não em exagero;
  • Problemas estomacais;
  • Pressão baixa.

Fique atendo a esses sintomas e procure seu médico ou nutricionista assim que perceber a presença de qualquer um dele.

Como tomar noz da Índia

Se você conseguir encontrar a noz verdadeira para consumo, em primeiro lugar, avise seu médico ou nutricionista que gostaria de fazer uso da semente. Assim, eles irão orientar sobre como deve ser a sua alimentação e ter o cuidado sobre outros medicamentos que esteja tomando para evitar efeitos colaterais da mistura.

Nessas condições a recomendação geral é que se tome apena um oitavo de uma noz de manhã, seja antes do café do lanche, durante toda a primeira semana. A semente deve ser tomada depois de fazer uma infusão com água por 5 minutos.

Por ter efeito diurético e laxativo, você deve se manter bem hidratado ao longo do dia. Depois da primeira semana a quantidade pode aumentar para um quarto de semente ao dia, sempre de manhã, e com bastante líquido o dia inteiro. Mais do que isso é considerado uma quantidade perigosa. Por isso, se por acaso encontrar para comprar em forma de cápsulas, certifique-se de ingerir apenas a quantidade equivalente a essa recomendada.

Mantenha o acompanhamento profissional para que, caso ocorra algum efeito indesejado, seu médico ou nutricionista já saiba que pode ser a ação da noz e será mais fácil intervir da maneira correta.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

 

 

COMPARTILHEM!


Loading...